Tel.: (24) 3372-3037 / 99848-9535 (Vivo)

WhatsApp: (24) 99848-9535 pousadacantinhodosossego@gmail.com

O que fazer na região

HISTÓRIA

Historia paratyA cidade de Paraty foi fundada no ano de 1667 em torno da Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, santa que se tornou padroeira da cidade. A região teve grande importância econômica nos ciclos do açúcar,ouro e café. A cidade vivenciou períodos de muita prosperidade e desenvolvimento nos tempos coloniais. No século XVIII, destacou-se como importante porto por onde se escoava o ouro e pedras preciosas vindos de Minas Gerais para o Rio de Janeiro e Portugal. Em 1870, devido á abertura de um novo caminho entre Rio e São Paulo, através do Vale do Paraíba, a antiga trilha de burros pela serra do Mar (único acesso a Paraty por terra) perdeu sua função, afetando de forma intensa a atividade econômica de Paraty como um todo. Este isolamento involuntário foi, paradoxakmente, o que preservou não só a estrutura arquitetônica urbana da cidade como também seus usos e costumes.

Com a abertura da BR 101 (Rio – Santos) no final dos anos 70, Paraty recebe novos ares. Como nas fases anteriores dos tempos de colônia,um novo ciclo veio dominar e explorar a cidade: o turismo. Com a ajuda do seu conjunto paisagístico/arquitetônico,toda natureza ao redor, as 65 ilhas e nas mais de 300 praias da região, Paraty se tornou, assim, um dos destinos mais cobiçados doo Brasil.

Também não é a toa né?

Em sua área encontram-se o Parque nacional da Serra da Bocaina, a Área de Proteção Ambiental do Cairuçú, onde está a Vila de Trindade, a Reserva da Joatinga, e ainda, faz limite com o Parque Estadual da Serra do Mar.


Clique aqui para ver CALENDÁRIO 2016 de eventos em Paraty


 

OS ATRATIVOS DO BAIRRO SERTÃO DO TAQUARI:

1 – Cachoeira do Crepúsculo (Antiga Usina)

Cachoeira do Crepúsculo

Fica Localizada no Bairro Sertão de T aquari, em 2014 foi feita a gravação da Lua de Mel do Filme “Amanhecer” da Saga do “Crepúsculo”.
Logo passou a ser chama Cachoeira do Crepúsculo.
É formada por três diferentes piscinas naturais que formam poços maravilhosos. A piscina inferior além de ser a maior delas tem uma linda queda d’água.
Para chegar nela é preciso fazer uma trilha de uns 15 a 20 minutos e estar acompanhado com um Guia do Bairro, pois não tem indicações e nela tem bastante bifurcações.
Comunique-se na recepção para ter o acompanhamento do Guia.


2. Cachoeira da Lage

Cachoeira da Lage

Chamada assim por ter uma pedra bem lisa e ampla na beira da Cachoeira.


3 – Cachoeira no Ponto final de Sertão do Taquari

Cachoeira Ponto Final

Cachoeira com um poço amplo, onde tem partes rasas e partes mais funda.


4 – Cachoeira Caixote de Pedra

Cachoeira Caixote

Cachoeira em formato de Canyon.

Paredões altos de pedra (uns 4 mts de altura e uns 4 mts ou mais de profundidade) nos dois lados afunilam o rio formando um poço comprido.


5- Cachoeira do Melancia

Cachoeira Melancia

Uma das mais belas e maiores cachoeiras de Paraty, formada por três quedas d’água com 70, 35 e 10 mts de altura respectivamente. No fim de cada queda d’água há um belíssimo poço. Em volta das cachoeiras, exuberante vegetação nativa.

É importantíssima a presença de um Guia para quem não é bairro. Consultar na Recepção.

 


6 – Cachoeira do Iriri

Cachoeira Iriri

Cachoeira formada por duas quedas d’água e duas piscinas naturais, uma logo acima da outra. Todas são cercadas por vegetação nativa.


7 – Praia de São Gonçalo

Praia São Gonçalo

A praia é uma das maiores de Paraty, com orla perfeita para caminhadas.


8 – Ilha do Pelado

Ilha do Pelado

A Ilha do Pelado é um paraíso. O azul da água de lá é coisa de outro mundo! Tem um visual único. A ilha não fica tão cheia. Fica a cerca de 4 km da Pousada, no caminho para Angra dos Reis (uns 7 minutos de carro até a praia de São Gonçalo).
A ilha tem um mar calminho e transparente e apenas dois bares que servem petiscos.


9 – Praia de São Gonçalinho

Praia São Gonçalinho

É uma praia estreita, tem areias claras.


 

 

Pousada Cantinho do Sossego em Paraty